Escutar a voz de Deus - Geovane Macedo

janeiro 17, 2015 Seara Viçosa 0 Comments

Testemunho  


Quando tinha apenas 11 anos, fiz o Encontro de Adolescentes com Cristo, em que desde ali, eu me motivava cada vez mais participar das coisas da Igreja e servir ao Senhor. A partir daí, começava uma linda caminhada na Igreja e alimentava cada vez mais a devoção por Nossa Senhora. O tempo foi passando e eu nunca deixava de participar, ingressei então no grupo de jovens da Pastoral da Juventude em minha paróquia e, posteriormente, ajudei na nucleação de um grupo em minha comunidade.
Em 2010, tive a oportunidade de participar do Dia do Adolescente, encontro promovido pelos jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia, e este encontro revelou muito os planos de Deus para mim. Na vida acadêmica, vejo que todos os méritos alcançados devem-se também à ação de Deus, através do Espírito Santo, em minha vida. Sonhava em estudar no COLUNI e consegui realizar esse sonho, graças a Deus. Em minha vida pessoal, nas amizades, na família, enfrentei e enfrento dificuldades como qualquer outra pessoa, mas sempre tenho à frente o autor da minha história que eu sei que cuida de mim com muito carinho e me dá tudo que eu preciso, às vezes, não o que eu quero, mas tudo o que eu preciso de fato.
No início de 2014, tive a oportunidade de participar da Semana Vocacional na Arquidiocese de Mariana e ao fim, fui aprovado para dar início à primeira etapa do seminário chamada Propedêutico. (Hoje, já me preparo para o 1º ano de Filosofia). Então, a partir daí, minha vida tomava outro rumo. Essa semana foi muito importante para mim, pois consegui olhar para minha história e enxergar com bons olhos cada momento que Deus me chamava e me mostrava que era o Espírito Santo que me conduzia e vai continuar conduzindo, até mesmo nos momentos de fraqueza. Pude perceber que não era à toa minha participação junto aos jovens em minha paróquia, não era em vão ouvir as palavras do Papa Francisco e me emocionar com tanta inspiração divina, não foi em vão estar no meio de milhões de jovens na praia de Copacabana. Deus me chamou para fazer o bem e quero permanecer dizendo “sim” a Ele independente do lugar em que Ele me enviar.
“Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo” (Gl 5, 16a). Não teria tema e reflexão melhor para a 27ª edição do Seara em Viçosa, pois deixar-se conduzir pelo Espírito Santo é escutar a voz de Deus e torná-la real na vida, deixar-se conduzir pelo Espírito Santo não é viver deixando a vida levar, mas é comungar do Pão e da Palavra e fazer com que eles se tornem instrumentos de conversão em nossa vida e luz na vida do outro. Por isso, rezemos e preparemos os nossos corações para viver esse tempo de graça, pois somente assim é que seremos conduzidos pelo Espírito Santo para fazer o bem a todos aqueles que precisarem.

Sou Geovane Macedo, seminarista da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa-MG. Sempre quando sou convidado a falar do chamado de Deus, da minha vocação, tenho a necessidade de falar também da presença constante de Deus em cada momento da minha vida, em que Ele foi se revelando sempre presente, através da minha constante participação no trabalho de evangelização da juventude.

                                                                                           Geovane Macedo
                                                                                               (Seminarista )

0 comentários: