Seara Ao Vivo

Seminários

quarta-feira, fevereiro 08, 2017 Seara Viçosa 0 Comments




O Seara é um encontro aberto de oração que acontece na cidade de Viçosa-MG, no período do carnaval, neste ano, de 25 a 28 fevereiro do corrente ano no Campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Seara, que neste ano completou os seus 29 anos, tem sido, para nós, um grande momento de fé e encontro com Deus, além, também, de uma ótima oportunidade para aqueles que desejam uma formação sólida, tanto em nível pessoal quanto comunitário, segundo a doutrina da Igreja Católica. É então, dentre as diversas atividades ocorridas durante o Seara, que se encontram os seminários, ou seja, momentos de formação sobre diferentes temas e que são oferecidos como mais uma alternativa de atividade durante três, dos quatro dias do referido encontro. Assim, enquanto acontecem pregações, teatros e orações no espaço Multiuso, local em que acontecem também as missas e os shows no Campus da UFV, paralelamente acontecem, em um dos períodos do dia, os seminários nos Pavilhões de aula do Campus da UFV.
Os seminários desse ano tem  início no domingo dia 26 de fevereiro, com o encerramento na terça feira dia 28 de fevereiro. Pelo motivo de ocorrer todos os temas nos mesmos dias e horários, só tem como inscrever em um só seminário.


CódigoSeminários de Formação
1Igreja: dúvidas mais frequentes

DESCRIÇÃO: Trabalharemos diversos assuntos como o culto as imagens, purgatório, os “ditos” irmãos de Jesus, Nossa Senhora, uma breve introdução sobre a Sagrada Escritura, fontes de revelação (Dei Verbum), uma rápida visão sobre os Sacramentos e Sacramentais, etc.

Público-Alvo: Todos que se interessarem

Responsável: Chárbel Gibrim - RCC Viçosa - MG
2

Dons Espirituais: infusos e carismáticos

DESCRIÇÃO: Em nossa caminhada de fé, podemos separar dois momentos de vivência espiritual para nosso desenvolvimento: Um primeiro momento em que nos voltamos para uma dimensão mais interna (vida interior) e um segundo momento em que nos abrimos (vida exterior) para fora de nós. Nossa vida exterior se dá a partir da experiência de Igreja, da comunidade dos irmãos, é aqui o lugar do amadurecimento da nossa fé. Deus gentilmente nos cumula de DONS ESPIRITUAIS, para fortalecer nossa vida, para tornar visível sua presença na comunidade Igreja, para assegurar que o Espirito Santo derramado no Pentecostes na Igreja primitiva, ainda hoje é derramado profusamente no coração de todos que se abrem para receber a manifestação de sua graça.

Público-Alvo: Preferencialmente para pessoas com uma caminhada de Fé. Que já frequentam grupo de oração ou que tenham passado por algum seminário de vida no Espírito. Servos de maneira geral.

Responsável: Rogério de Almeida Muniz - RCC Uberlândia
3

Autoconhecimento, Cura Interior e Projeto de Vida

DESCRIÇÃO: A maturidade de vida é a meta de todo ser humano e o autoconhecimento é a condição indispensável para uma vida verdadeiramente livre e feliz. Este seminário aborda os passos para o autoconhecimento, na perspectiva da espiritualidade cristã, e oferece elementos de cura das emoções e lembranças afetivas, lançando a pessoa numa nova perspectiva de vida, com grande abertura para acolher o seu passado de dor e os desígnios divinos da vida presente.

Público-Alvo: Todos que se interessarem

Responsável: Fraternidade Pequena Via - Viçosa, MG
4

No Colo de Maria somos Curados para Servir

DESCRIÇÃO: Nesse seminário de cura interior com Maria iremos mergulhar no mistério daquela que foi eleita pelo Pai, para que nela fosse gerado, através do poder do Espírito Santo, seu filho Jesus. No seu sim incondicional e irrevogável, na sua missionaridade e na sua vida que foi um canto de louvor, fruto de um coração curado, no qual, não havia marcas de ferida e nem sequelas do pecado. Com a abertura do nosso coração, no colo da Mãe de Deus vamos ser curados para amar e servir, mais e melhor.

Público-Alvo: Todos que se interessarem

Responsável: Maria das Graças - Comunidade Católica Mãe de Deus - Barbacena - MG
5

Cura Interior para Casais

DESCRIÇÃO: Serão trabalhados temas relacionados com intimidade do casal, o sacramento do matrimônio, autoconhecimento, formação humana, diálogo, diferenças entre homem e mulher, filhos no casamento, além de fortes momentos de oração e partilha. Tudo isso será trabalhado à luz da palavra de Deus.

Público-Alvo: Somente casados (inclui segunda união também). Casais de namorados e de noivos não podem participar

Responsável: Gilson Petrônio da Paixão - Pregador da RCC de Vitória - ES
6

Ministério de Pregação

DESCRIÇÃO: Pregar com conhecimento bíblico doutrinal, utilizando técnicas sem perder a unção.

Público-Alvo: Ter tido experiência de Deus; ser participante de Grupo de Oração.

Responsável: Edson Pascoal - Coordenador do Ministério de Pregação da RCC Mariana
7

Formação para o Ministério de Intercessão

DESCRIÇÃO: Nós, intercessores, precisamos abrir nossa visão para toda necessidade que nos rodeia pois Deus quer fazer maravilhas neste mundo e nos chama a ampliar nossa visão, dar um passo a mais na fé, transformar nossa intercessão em intercessão profética. Não podemos cair na rotina de interceder suplicando a Deus somente para reparar as perdas, mas, com ousadia, transformar nossa intercessão conforme o coração de Deus, enxergando a vontade de Deus para o mundo e assim vamos ver muitas almas serem salvas , sentenças serem revogadas e as promessas de Deus acontecendo neste mundo.

Público-Alvo: Intercessores atuantes da Renovação Carismática Católica ou pessoas que queiram viver neste ministério.

Responsável: Ana M Rocha - Coordenadora do Ministério de Intercessão da RCC Minas
8

Formação para o Ministério de Oração por Cura e Libertação – Experienciando Milagres no Cenáculo

DESCRIÇÃO: Trabalhar com as pessoas, levando a experimentar a cura e a libertação através da fé. Trabalhar a cura interior, começando nos antepassados. Geneagrama, com oração pelos antepassados. Entrar em intimidade com Jesus, que nos leva à libertação de toda a opressão. No terceiro dia acontecerá o batismo no Espirito Santo, selando todo o nosso momento de compromisso com o Senhor.

Público-Alvo: Pelo menos um ano de participação em Grupo de Oração.

Responsável: Maria Das Mercês De O. Nascimento - Coordenadora do Ministério de Oração por Cura e Libertação da RCC Mariana
10

Uma nova geração – Sentinelas da Manhã

DESCRIÇÃO: O seminário vai retratar em primeiro momento pregação querigmática para aqueles que ainda não tem tanto engajamento e até os mesmo os que têm possam ser relembrados de como Deus é amoro e misericordioso. Após como surgiu o movimento, como se organiza o MJ no estado e no Brasil, qual a função dele, moção sentinelas da manhã. Vamos trabalhar também o discipulado, o jovem como amigo de Jesus. A afetividade e sexualidade, segundo a teologia do corpo de João Paulo II e o tema da nova geração.

Público-Alvo: Jovens com idade acima de 16 anos

Responsável: Coordenação do Ministério Jovem da RCC Minas
11

Ministério Universidades Renovadas - Pentecostes aqui e agora!

DESCRIÇÃO: Este Seminário vai tratar da experiência do Batismo no Espírito Santo em um contexto bem peculiar. Cientes de que o Senhor sabe escolher lugares e situações surpreendentes para se manifestar, nos questionamos: Será possível viver pentecostes numa universidade? Como? Frente à secularização que vemos nos dias atuais, ao racionalismo que impera nas universidades, vemos muitos se afastarem de Deus. Por isso, vamos vivenciar momentos de profunda intimidade com o Espírito Santo, momentos que nós desejamos que também sejam vividos por aqueles que já não reconhecem a Deus. Queremos ver Universidades Renovadas pelo Espírito Santo. O que será isso? Vemos algo diferente nas universidades. Afinal, a Renovação carismática católica começou em uma universidade. O que será que existe de diferente nestes locais? São João Paulo II dizia que "A única cultura que é capaz de transformar a nossa sociedade é a cultura de Pentecostes". Este seminário vai abordar a construção desta cultura de pentecostes, da civilização do amor a partir da experiência de pentecostes nas universidades: Evangelizar a cultura do homem para viver uma cultura do Espírito Santo. É aqui e é agora! Público-Alvo: Universitários, pré-universitários, professores, servidores e funcionários de universidades e faculdades. Responsável: Maiara Oliveira Zanuti - Universidades Renovadas - Viçosa-MG
12

Ministério de Música

DESCRIÇÃO: O seminário será um investimento em nosso chamado a sermos músicos a exemplo de Maria. Teremos momentos de Espiritualidade do músico, formação sobre a postura do músico diante de uma proposta de respondermos a Deus com um SIM autentico, consciente e comprometido. Aprofundaremos nos temas sobre a vida de oração, uso dos carismas no exercício do ministério, ministros adoradores, simplicidade e humildade, poder da música ungida, as diferenças entre ministrar a música em Grupo de Oração, Missa e Shows e ciclo carismático.

Público-Alvo: Músicos

Responsável: Aliança de Misericórdia
13

Fortalecidos para servir em Grupo de Oração

DESCRIÇÃO: O Grupo de Oração é a base da Renovação Carismática Católica e, por isso, tem grande importância. É fundamental que nossos Grupos de Oração sejam porto seguro e local de encontro com Deus e, muitas vezes, pronto-socorro para o nosso irmão. No entanto, para que isso aconteça, há um papel e responsabilidade fundamental que está nas mãos do servo à frente do Grupo, pois ele representa de forma palpável o amor de Deus. Por isso, o servo precisa ter consciência do seu papel, bem como necessita ir sempre à fonte da bênção, do amor e da misericórdia para ser ponte para o outro. Conduzidos e fortalecidos pelo poder do Espírito, os servos podem experimentar maravilhas e fazer do Grupo de Oração um local da manifestação do amor e poder de Deus, tal qual viviam os primeiros cristãos. Por este motivo, é fundamental que os servos, conscientes de sua importância para o Grupo, busquem sempre se formar para serem um instrumento hábil e eficaz nas mãos de Deus. Sendo assim, o objetivo do Seminário é reinflamar a chama do dom de Deus para aqueles que já trabalham em núcleos de Grupo de Oração e, também, formar novos servos que se interessam em atuar neste tipo de trabalho na RCC.

Público-Alvo: Ter feito Experiência de Oração

Responsável: Maria do Carmo Silva Santos - RCC Viçosa - MG
14

Santidade ao alcance de todos - Pequena Via de Santa Teresinha

DESCRIÇÃO: "Quero encontrar um meio de ir para o Céu por uma via muito direta, muito curta, uma Pequena Via, totalmente nova." Com esta celebre frase Santa Teresinha, inicia uma profunda reviravolta em sua vida. Ela reconhece que não pode ser como os grandes santos, pois quando ela medita sobre as suas vidas, os grandes sofrimentos que eles viveram, suas duras penitencias, ela vê a sua pequenez, a sua imperfeição: "Como pode uma alma tão imperfeita como a minha aspirar à plenitude do Amor?" Para Teresinha, buscar a santidade era como subir ao cume de uma grande montanha, mas para ela a Montanha do Amor. Então, na sua fragilidade, como fazer esta subida? Nos braços do próprio Cristo, esta é a resposta que ela encontra. "É reconhecer o seu nada, é esperar tudo do bom Deus, assim como uma criança pequena espera tudo do pai." Abandono, Confiança, Humildade e Amor, estes são os pilares, as virtudes a serem praticadas nesse caminho que leva ao cume da Montanha do Amor.

Público-Alvo: Todos que se interessarem

Responsável: Fraternidade Pequena Via- Viçosa, MG
15

Terapia das doenças espirituais

DESCRIÇÃO: Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. (Rm 7,18). Porque pecamos, vamos ao padre, confessamos e pouco tempo depois, pecamos novamente? Ao confessarmos nos livramos do pecado cometido, mas não da doença que gera o pecado! A alma humana está na fronteira das criaturas espirituais e corporais. Por isso, nela se reúnem tanto as faculdades dos anjos quanto as potências dos animais. Como colocar tudo isso em equilíbrio? Em que lugar estão alojadas nossas doenças espirituais? Que lugar é esse? O seminário “Terapia das Doenças Espirituais” indica-nos o caminho trilhado pelos santos, na luta contra as desordens causadas pelo pecado. Precisamos seguir esse caminho, se quisermos ser santos (a)! Os Santos padres chegam a afirmar, por exemplo, que todas as pessoas que sofrem de gula, sofrem também com problemas sexuais. Este seminário nos mostra a raiz de todos os nossos problemas, qual é a mãe de todas as doenças e sua árvore genealógica com oito filhas, e qual o remédio para combatê-las. Na luta contra as doenças espirituais está em jogo não só a saúde da nossa alma como também nossa própria salvação. Precisamos conhecer como o inimigo age, qual é a sua tática e quais são as armas que dispomos para a luta. Esse seminário nos capacitará a vencer o pecado em sua raiz! Dominá-lo. Como fizeram os santos. Paulo diz: “não faço o bem que quero, mas o mal que não quero!”. Esse seminário tem feito bem a muitos! Participe você também!

Público-Alvo: Todos que se interessarem

Responsável: Julio Marcio Lima e Cunha - Ponte Nova - MG
16

Por Trás das Palavras - CANCELADO!

Responsável: Denis Duarte



17Protegendo a Vida

DESCRIÇÃO: Apresentação da história da pastoral da criança proposta por Dra. Zilda desde 1982. Uma história de amor e esperança, garra, ações concretas. Uma missão de fé e vida. A missão da Pastoral da criança é continuar o projeto de Jesus que, com sua presença transformadora, anunciava a esperança de um modo mais humano e solidário: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). A história da pastoral da criança na Arquidiocese de Mariana, com relatórios e dados recentes e atuais sobre o acompanhamento das crianças pobres e suas famílias. Missão da pastoral da criança no ambiente familiar e comunitário: a gestação e o acompanhamento das gestantes através dos laços de amor; os primeiros mil dias e a saúde da criança; ações complementares, como brinquedos e brincadeiras, hortas caseiras (orientações); Acompanhamento nutricional; soro caseiro; rezar e agir pela criança.

Público-Alvo: Todos que se interessarem

Responsável: Marly - Coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Mariana
18

Capacitação para Pastoral da Pessoa Idosa 

DESCRIÇÃO: Motivar, valorizar e preparar voluntários para atuarem junto às pessoas idosas no ambiente familiar e comunitário. Desenvolver os conteúdos através de uma mística que permeia toda capacitação direcionada principalmente à visita domiciliar e à construção da rede de solidariedade.

Público-Alvo: Nível básico de alfabetização

Responsável: Dora - Coordenadora da Pastoral do Idoso - Viçosa - MG
19

Seara Teen

DESCRIÇÃO: O SEARA Teen é um Encontro para aqueles que têm de 12 a 15 anos, em que são desenvolvidas diversas atividades como pregações, músicas, artes e orações no sentido de propiciar aos participantes um encontro com Jesus. O SEARA Teen acontece juntamente com o Seara, isto é, de domingo a terça.

Público-Alvo: Adolescentes

Responsável: Thaynara e Jonathan - RCC Viçosa




Horários dos Seminários: 8 até 11h 30, com intervalo entre 9h30 às 10h
Local: ----



Neste ano, as inscrições poderão ser feitas antecipadamente no Escritório da Casa de Maria, no seguinte endereço: Rua Antônio Ferreira Mendes, 61 – 2º Andar – Centro – Viçosa-MG. Outras informações pelo telefone: (31) 3891-7669.

Valor: 20 reais



-------------------------------------------------------------------------------------------------

Inscrições para os SEMINÁRIOS

Para você que mora em Viçosa - MG, é só ir até o escritório da RCC Viçosa (Casa de Maria), no seguinte endereço:
Rua Antônio Ferreira Mendes, 61 - 2º Andar - Centro- Viçosa-MG - Tel (31) 3891-7669.
Para você que mora fora de Viçosa - MG, e quer fazer a inscrição para os SEMINÁRIOS. É muito simples:
  1. Ligar para (31) 3891-7669.
  2. Conversar com o pessoal do Escritório da RCC Viçosa, informando o desejo de fazer a inscrição para os SEMINÁRIOS. Nesta ligação você vai passar as informações, como por exemplo qual é o semoinário escolhido. A lista dos seminários disponíveis você pode ver aqui neste link.
  3. Fazer o pagamento de R$ 20,00 por meio de um depósito na conta: 
    1. Ag 0164
    2. Ct 00501651-4
    3. Op 003
    4. Comunidade Aliança Servos Mensageiros do Amor CASEMA
  4. Enviar um email para: searavicosa2017@gmail.com com o comprovante de depósito.
  5. Assunto do E-mail: "Comprovante de Pagamento"
  6. Esperar o retorno da equipe de secretaria para efetivação do cadastro.


0 comentários: